Mutirão de saúde bucal para crianças é realizado em Jundiaí

Comunidade, Jundiaí, Saúde, Serviço | 0 Comentários

Jornalismo TV Sorocaba

29 de agosto de 2025

Compartilhe:


Ação do Programa Saúde na Escola já atendeu mais de 300 crianças e seguirá até outubro com atendimentos aos sábados.

mutirão de saúde bucal para crianças

Foto: Prefeitura de Jundiaí / Reprodução

Notícias Recentes

Continua após anúncio


Mais de 300 crianças já foram atendidas pelo mutirão de saúde bucal realizado pela prefeitura de Jundiaí. A iniciativa prossegue até outubro, com atendimentos aos sábados, para facilitar o acesso das famílias.

A ação integra o Programa Saúde na Escola (PSE), desenvolvido em 138 escolas cadastradas, entre municipais, estaduais e conveniadas, e preconizado pelos Ministérios da Saúde e da Educação.

Além das atividades educativas, a equipe de saúde bucal realiza, todos os anos, o mapeamento das condições bucais de 36.145 alunos de 0 a 15 anos. Quando necessário, é oferecido o Tratamento Restaurador Atraumático (ART) — técnica de restauração que dispensa equipamentos tradicionais — diretamente na escola. Em outros casos, os estudantes são encaminhados para atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou Clínicas da Família.

Dos examinados em 2024 e neste ano, 19% apresentaram cárie ativa e a necessidade de procedimentos no consultório. Embora essas crianças tenham prioridade na agenda dos dentistas, muitas famílias têm dificuldade de levá-las e outras abandonam o tratamento. Por isso, foi desenvolvido essa ação, abrindo os equipamentos aos sábados e convocando esses pacientes.

A iniciativa amplia a promoção da saúde no município. Com o mutirão, é possível beneficiar um grande número de crianças em um curto espaço de tempo, o que aumenta a resolução dos problemas bucais.

Veja mais notícias no nosso Instagram.

Siga nosso canal para receber as notícias no seu WhatsApp.

Envie sugestão de reportagem pelo WhatsApp do Jornalismo.

Notícias recentes.


Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Você é daqui, você é da gente

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Q

Receba notícias no seu celular