Iniciativa educativa envolve teatro, cartazes e atividades lúdicas para conscientizar as crianças e suas famílias
O Museu Republicano de Itu completou 100 anos de abertura em 2023 e traz novidades para o público. Uma delas é a exposição...
museu republicano
Iniciativa educativa envolve teatro, cartazes e atividades lúdicas para conscientizar as crianças e suas famílias
Polícia Federal estima prejuízo de R$ 6,3 bilhões em todo o Brasil; aposentados relatam dificuldades e buscam Justiça para recuperar valores
O prédio que abriga o instituto de ensino e a nova unidade de negócios da faculdade conta com cerca de 472 metros quadrados, distribuídos em área de convivência, biblioteca virtual, sala dos professores, salas de simulação, além de quatro salas de aula que podem ser transformadas em auditório.
Parlamentares destacaram histórico positivo da entidade na cidade e apontaram melhorias esperadas na gestão da unidade de saúde
Continua após anúncio
O Museu Republicano de Itu completou 100 anos de abertura em 2023 e traz novidades para o público. Uma delas é a exposição “Circulações da convenção de Itu” com imagens e objetos relacionados ao evento histórico pela cidade. A exposição ajuda a destacar a criação da identidade da cidade a partir da convenção republicana e como o fato foi lembrado ao longo dos anos.
O museu também recebe uma exposição sobre banquetes do início da república brasileira. As peças foram doadas por famílias que viveram nos séculos 19 e 20. Esse tipo de encontro servia para criar alianças políticas, fechar negócios e homenagear figuras importantes. A sala conta com pinturas de esposas de fazendeiros e autoridades da época.
Uma das novidades também é que a exposição “Viagens fluviais: homens e canoas na Rota das Monções” recebeu telas importantes do acervo do museu. Entre elas “Caboclas do Sertão de Tietê” e “Mulheres do povo em Porto Feliz”, obras que reforçam a importância da região de Itu nos séculos 18 e 19 nas expedições pelos rios entre Porto Feliz e Cuiabá, Mato Grosso, em busca de riquezas relacionadas à mineração, com destaque para o papel das mulheres neste cenário.
Além de tudo isso, uma mostra reúne bordados desenvolvidos a partir de aquarelas de Miguelzinho Dutra, artista ituano. As peças são releituras feitas por um grupo de artesãs e ilustram Itu e região.
No museu, há ainda a sala em que, no dia 18 de abril de 1873, políticos e donos de fazendas de café fizeram uma reunião que entrou para história. A chamada Convenção Republicana de Itu foi um marco que deu origem ao Partido Republicano Paulista e à campanha para o Brasil se tornar República o que ocorreu 15 anos depois no dia 15 de novembro de 1889. Hoje a sala histórica pode ser visitada por qualquer pessoa.
Formada em Tecnologia da Informação, Giovanna cresceu em meio ao universo do automobilismo, mas sempre teve um olhar voltado para a moda.
Visitantes poderão ter descontos de até 20% nas passagens
Os detalhes das réplicas impressionam. São modelos fiéis aos originais que circularam pelas ruas em décadas passadas.
Evento realizado há 148 anos foi adaptado à legislação e segue como um dos marcos da Semana Santa na cidade
Colisão envolveu dois carros e uma moto; outras quatro pessoas ficaram feridas.
Receba notícias no seu celular
0 comentários