Professor foi ameaçado por guarda civil municipal após colisão leve; caso foi registrado como ameaça e abuso de autoridade
Este é o quinto caso do ano; VISAM reforça ações de prevenção e pede colaboração da população
Morcego com raiva em Jundiaí
Professor foi ameaçado por guarda civil municipal após colisão leve; caso foi registrado como ameaça e abuso de autoridade
Patos precisaram ser resgatados após acidente com carreta; lago continua tingido e Cetesb avalia impactos ambientais
Dados divulgados recentemente pela Apas mostram a dimensão do cenário.
Com essa prisão, todos os indivíduos identificados até o momento estão atrás das grades.
Continua após anúncio
A Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM) de Jundiaí confirmou o quinto caso de morcego com raiva em 2025. O animal da espécie Artibeus lituratus, que se alimenta de frutas, foi encontrado vivo no quintal de uma residência no bairro Engordadouro. A moradora seguiu os protocolos corretos: isolou o morcego com uma caixa e acionou a VISAM pelo canal 156.
Não houve contato com pessoas ou animais domésticos. Ainda assim, a VISAM fará uma intensificação das ações de vigilância na região ao longo da semana, com visitas a residências, estabelecimentos veterinários e unidades de saúde para orientar a população.
De acordo com o médico veterinário Felipe Vita Pedrosa, o envolvimento da população tem sido essencial para a identificação e prevenção da raiva. “Quando alguém aciona a VISAM ao encontrar um morcego com comportamento estranho ou morto, conseguimos agir de forma rápida e eficaz. Isso explica o número de casos identificados”, afirmou.
A orientação é clara: ao encontrar morcegos em locais incomuns, como dentro de casas ou durante o dia, o morador deve entrar em contato com a VISAM pelos telefones (11) 4589-6340 ou (11) 4589-6350. Caso possível, o animal deve ser imobilizado com segurança usando um balde, pano ou caixa até a chegada da equipe.
Outra recomendação é manter em dia a vacinação antirrábica de cães e gatos. O imunizante é gratuito e oferecido mediante agendamento na sede da VISAM, localizada na Rua dos Bandeirantes, nº 375, Vila Municipal.
Os morcegos são protegidos por lei e cumprem papel importante no ecossistema. Agredir ou matar esses animais é crime ambiental.
Em 2024, Jundiaí registrou 10 casos de morcegos positivos para raiva. Em 2023, foram 17.
Patos precisaram ser resgatados após acidente com carreta; lago continua tingido e Cetesb avalia impactos ambientais
O movimento nos centros de compras já é visível com a proximidade do Dia das Mães, uma das datas mais importantes para o varejo brasileiro. Segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), as vendas devem crescer 2,7% em comparação com 2024, com...
Os casos deixaram duas pessoas mortas e mais de 30 feridas
Missas de sufrágio foram celebradas na Catedral Metropolitana e igrejas da região
Domingo é o dia de celebrar a Páscoa. E os ovos de chocolate são um símbolo saboroso desta data comemorativa. Muita gente compra essas delícias no comércio, mas tem quem goste de fazer o próprio ovo, seja para consumir ou para vender. Mas será que é fácil produzir um...
Receba notícias no seu celular
0 comentários