Buraco na cabeceira da ponte sobre o Córrego Supiriri obriga o trânsito a fluir em apenas duas faixas
Criança morreu em 15 de fevereiro após atendimento na UPA e diagnóstico foi confirmado por laudo laboratorial
Buraco na cabeceira da ponte sobre o Córrego Supiriri obriga o trânsito a fluir em apenas duas faixas
Shows, teatro, festival cultural e atrações gratuitas movimentam a agenda de sexta a domingo na região
Cantores comentaram shows pelo país, férias em família e planos para o futuro
São tanto aves nacionais quanto exóticas, como as cacatuas. Por ano, nascem no espaço cerca de 400 aves.
Continua após anúncio
Uma menina de 10 anos, moradora do bairro Enxovia, morreu no dia 15 de fevereiro, em Tatuí. A confirmação de febre maculosa foi divulgada nesta sexta-feira (20), após resultado de exame laboratorial. A criança foi atendida na UPA.
Em nota, a Prefeitura de Tatuí informou que a Secretaria Municipal de Saúde recebeu o laudo laboratorial referente ao caso, com resultado positivo para febre maculosa.
Diante da confirmação, foram adotadas medidas de vigilância e controle. Entre elas, a realização de reunião intersetorial para definição de estratégias e o planejamento de ações preventivas no município, envolvendo as áreas técnicas responsáveis.
De acordo com os dados epidemiológicos, o município registra um caso confirmado de febre maculosa em 2026 e nenhum caso confirmado em 2025.
Sobre a prevenção, a orientação é que a população mantenha atenção em áreas de risco, como locais com vegetação densa, pastagens, margens de rios e regiões com circulação de animais, especialmente equinos e capivaras, que podem hospedar carrapatos, principais transmissores da doença.
A Secretaria reforça a importância de medidas preventivas, como o uso de roupas claras e compridas em áreas de risco, inspeção do corpo após exposição e a busca por atendimento médico ao surgimento de sintomas como febre, dor no corpo e manchas na pele.
Segundo o Ministério da Saúde, a febre maculosa é uma doença infecciosa, febril aguda e de gravidade variável. Pode apresentar desde formas leves até quadros graves, com alta taxa de letalidade. A doença é causada por uma bactéria transmitida pela picada do carrapato.
Entre os sintomas estão febre, dor de cabeça intensa, náuseas e vômitos, diarreia e dor abdominal, dor muscular constante, inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e solas dos pés, além de manchas vermelhas que podem surgir nos pulsos e tornozelos e se espalhar pelo corpo.
Com a evolução do quadro, podem ocorrer complicações como gangrena em dedos e orelhas e paralisia dos membros, que pode atingir os pulmões e causar parada respiratória.
O tratamento deve ser iniciado assim que surgirem os primeiros sintomas, com avaliação médica. É feito com antibiótico específico e, em alguns casos, pode ser necessária a internação. A medicação deve ser mantida por sete dias e por mais três dias após o término da febre.
O Ministério da Saúde alerta que, a partir da suspeita clínica de febre maculosa, o tratamento com antibióticos deve ser iniciado imediatamente, mesmo antes da confirmação por exames, pois a demora pode agravar o caso e levar à morte.
Veja mais notícias no nosso Instagram.
Siga nosso canal para receber as notícias no seu WhatsApp.
Envie sugestão de reportagem pelo WhatsApp do Jornalismo.
Notícias recentes.
Homem foi localizado em Praia Grande após fugir; corpo da vítima foi encontrado dentro de casa, e suspeito teria confessado por carta
Ação da Polícia Civil prende cinco suspeitos de roubo em Tatuí e identifica grupo com atuação organizada e uso de armamento pesado
Suspeito de 35 anos foi abordado durante patrulhamento e estava com 166 porções de drogas na Zona Leste
Competição que acontecerá nesta quinta-feira, vai distribuir mais de R$ 1,5 milhão a indústrias e conecta empresas a soluções tecnológicas inovadoras
Cidade está entre 289 municípios do estado de São Paulo que não tiveram casos de homicídio ao longo do ano
Receba notícias no seu celular
0 comentários