Governo de SP detalha instalação do pedágio eletrônico Free Flow em Sorocaba

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Jornalismo TV Sorocaba

8 de abril de 2025

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Em audiência exclusiva com a TV Sorocaba SBT, Tarcísio de Freitas esclarece dúvidas sobre os pórticos e obras viárias na região

Tabela de preços dos pedágios Free Flow em Sorocaba

Foto: Divulgação / Governo de SP

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O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, recebeu em seu gabinete, no Palácio dos Bandeirantes o diretor de jornalismo da TV Sorocaba SBT, Eduardo Barazal, a diretoria regional da emissora, Tânia Pavlovsky e o diretor comercial Roberto Lorenzetti para uma audiência exclusiva para falar sobre o sistema de pedágio Free Flow, que será implantado em diversas rodovias do Estado.

Durante o encontro, que durou mais de duas horas, foram discutidos detalhes técnicos sobre os equipamentos e também outros projetos importantes, como o Trem Intercidades, que vai ligar Sorocaba à capital paulista, com paradas em São Roque e Alphaville.

Sobre o Free Flow, o governador informou que Sorocaba terá cinco pórticos: um no km 03 da Rodovia Castelinho, um no km 04 da Dr. Celso Charuri e três na Raposo Tavares. Segundo Tarcísio, as praças de pedágio tradicionais serão desativadas, e a cobrança será feita apenas na via expressa, deixando as vias marginais livres para o tráfego local.

O governador também garantiu que antes da instalação dos pórticos, obras de infraestrutura serão realizadas para melhorar a fluidez dos veículos nas pistas locais da Raposo Tavares. Entre as intervenções estão:

  • Retirada do entrelaçamento de veículos para os veículos que fazem o retorno do km 91, sentido interior paulista;
  • Novo acesso à universidade que fica perto do trecho no sentido capital.
  • Alargamento das alças de acesso ao viaduto no Campolim, no km 100.
  • Adequação do viaduto no km 102, no acesso à Rodovia João Leme dos Santos, para eliminar o gargalo causado pela faixa única.

Outro ponto esclarecido pelo governo é a formação da tarifa: o objetivo é tornar a cobrança mais justa, com valores proporcionais à distância percorrida, padronizando os valores em todas as rodovias paulistas.

O investimento para modernizar as estradas paulista é de R$ 10 bilhões. Já a cobrança apenas nas vias expressas visa minimizar os impactos à população local.

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