GCM fora de serviço ameaça homem com arma após briga de trânsito em Sorocaba

Policial, Sorocaba, Trânsito | 0 Comentários

Jornalismo TV Sorocaba

14 de maio de 2025

Compartilhe:

Professor foi ameaçado por guarda civil municipal após colisão leve; caso foi registrado como ameaça e abuso de autoridade

briga de trânsito em Sorocaba

Notícias Recentes

Continua após anúncio

Um desentendimento no trânsito quase terminou em tragédia na Avenida General Carneiro, Zona Oeste de Sorocaba, na manhã desta quarta-feira (14). Um professor de 26 anos foi ameaçado com uma arma por um guarda civil municipal, que estava fora do horário de trabalho. O momento foi registrado por testemunhas.

Felipe Pereira de Mello conta que havia saído às pressas da academia após ser informado do desaparecimento do cachorro da família. Durante o trajeto, o carro dele teria encostado levemente no retrovisor de outro veículo, cujo motorista decidiu persegui-lo. No semáforo, o homem — que depois foi identificado como um guarda civil municipal — teria fechado o carro de Felipe e iniciado as ameaças. “O homem me empurrou e retirou uma arma do porta-malas. Foi assustador. Em nenhum momento ele se identificou como GCM”, relata Felipe.

O motoboy Helison Mathias Silva Araújo presenciou o momento da abordagem. “Pensei em intervir, mas fiquei com medo quando vi a arma”, contou.

Nas imagens feitas por populares, é possível ver o momento em que o guarda abre o porta-malas, retira a arma e continua empurrando o professor. A Polícia Militar e a própria Guarda Civil foram acionadas. O caso foi registrado no plantão policial e encaminhado ao 9º Distrito Policial como ameaça e abuso de autoridade. O GCM foi ouvido e liberado.

Felipe também afirma ter sido vítima de racismo durante a abordagem. “Eu sei que a forma como fui tratado não aconteceria com qualquer pessoa. Foi discriminatório.”

A Secretaria de Segurança Urbana de Sorocaba informou que acompanha o caso registrado durante uma ocorrência de trânsito nesta quarta-feira (15). Segundo a nota enviada pela pasta, o oficial estava fora do horário de trabalho no momento da confusão.

A secretaria afirmou ainda que a conduta do guarda será apurada pela Corregedoria da corporação por meio de processo disciplinar. Além disso, o órgão reforçou que colaborará com a Polícia Civil, que instaurou inquérito para apurar os fatos.

De acordo com a nota, o GCM possui porte de arma e exerce atividade operacional de forma regularizada, conforme previsto pela legislação vigente.

A TV Sorocaba SBT também tentou entrar em contato com a defesa do guarda envolvido no caso, mas não teve uma resposta.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Você é daqui, você é da gente

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Q

Receba notícias no seu celular

Entre em contato!