Filhote de mico-leão-preto nasce em Araçoiaba da Serra e reforça conservação da espécie

Araçoiaba da Serra, Meio Ambiente, Natureza | 0 Comentários

Jacqueline França

9 de abril de 2026

Compartilhe:

Recém-nascido é o primeiro do ano no Cecfau e ainda não tem sexo definido, mas já recebe cuidados especiais

mico-leão-preto

Notícias Recentes

Continua após anúncio

Um filhote de mico-leão-preto nasceu no Centro de Conservação de Fauna Silvestre do Estado de São Paulo (Cecfau), em Araçoiaba da Serra. O animal é o primeiro registrado neste ano no local e representa um avanço nas ações de preservação da espécie, que está ameaçada de extinção.

O filhote passa grande parte do tempo grudado no pai. Ele é tão pequeno que fica difícil de enxergar, mas os olhos revelam a presença do animal, que chegou ao mundo há poucas semanas.

O recém-nascido também chama atenção por uma característica especial: uma pelagem dourada que lembra um shorts.

O pequeno ainda não tem nome, já que a equipe não conseguiu identificar se ele é macho ou fêmea. A resposta deve chegar no próximo mês, quando o filhote ganhar mais independência e se afastar um pouco dos pais.

Até lá, a equipe mantém atenção constante. No micário, os profissionais colocaram uma proteção de feno no chão para evitar ferimentos caso o filhote caia.

O mico-leão-preto só existe no estado de São Paulo e representa um símbolo da biodiversidade paulista. Estimativas apontam cerca de 1.600 animais na natureza e outros 80 sob cuidados humanos.

O número é considerado baixo, assim como o das outras quatro espécies de micos existentes no Brasil. Todas enfrentam risco de extinção.

O Cecfau, instalado em Araçoiaba da Serra, atua como referência nacional no manejo e na reprodução de espécies ameaçadas sob cuidados humanos. Atualmente, o departamento abriga 15 micos-leões-pretos. Desde o início do programa, a equipe já registrou 34 nascimentos.

Além dessa espécie, o local também realiza o manejo de outras quatro.

Veja mais notícias no nosso Instagram.

Siga nosso canal para receber as notícias no seu WhatsApp.

Envie sugestão de reportagem pelo WhatsApp do Jornalismo.

Notícias recentes.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Você é daqui, você é da gente

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Q

Receba notícias no seu celular