Com criatividade e delicadeza, artesãs da cidade apostam em produtos personalizados para emocionar no segundo domingo de maio
Os estudantes Manuella Gonçalves, Thales Perico e Beatriz Rangel acreditam no poder da frase: seja a mudança que você quer ver no mundo. Por isso já carregam nas mãos uma forma de mudar a realidade: o título de eleitor. Eles vão votar pela primeira vez neste ano. Os três são bons exemplos quando o assunto […]
Com criatividade e delicadeza, artesãs da cidade apostam em produtos personalizados para emocionar no segundo domingo de maio
Ações constantes da prefeitura e participação dos moradores ajudam a conter a doença no município
Feriado do Dia do Trabalho altera os horários de funcionamento de alguns serviços nos próximos dias
O crime aconteceu no dia 23 de março, quando a vítima chegava em casa e foi surpreendida por dois homens armados.
Continua após anúncio
Os estudantes Manuella Gonçalves, Thales Perico e Beatriz Rangel acreditam no poder da frase: seja a mudança que você quer ver no mundo. Por isso já carregam nas mãos uma forma de mudar a realidade: o título de eleitor. Eles vão votar pela primeira vez neste ano.
Os três são bons exemplos quando o assunto é o voto. Isso porque quem é menor de 18 anos não é obrigado a votar no Brasil.
Em Sorocaba, cerca de dois mil eleitores têm entre 16 e 17 anos, o que dá menos de 0,5% do eleitorado apto a votar.
Em Jundiaí, cerca de 300 eleitores têm 16 anos e quase 790 têm 17 anos. As duas faixas representam cerca de 0,3% dos eleitores da cidade.
Já em Itapetininga são quase 500 eleitores com 16 e 17 anos. Cerca de 0,4% do eleitorado neste ano.
Esses alunos com quem a nossa equipe de reportagem conversou estudam na Etec Armando Pannunzio, no Jardim Parada do Alto, em Sorocaba, que aliás é um dos locais de votação na cidade. Lá tem 6 seções eleitorais. No dia das eleições, as salas de aula onde eles aprendem sobre a cidadania se transforma no local para exercer a cidadania, isso independentemente da idade.
Os aposentados, seu Osni Ribeiro, e dona Maria Lina estão casados há quase 60 anos e relembram e já participaram de várias eleições. Nunca faltaram em nenhuma votação.
O casal se junta ao grupo de pessoas que votam mesmo sem a obrigatoriedade, porque quem tem mais de 70 anos não precisaria votar.
Em Sorocaba, mais de 34 mil eleitores têm entre 70 e 79 anos e pouco mais de 9 mil têm acima de 79. As duas faixas representam cerca de 8% do eleitorado apto a votar.
Já em Jundiaí, cerca de 26 mil pessoas têm de 70 a 79 anos e pouco mais de 12 mil têm acima de 79 anos. Eles representam aproximadamente 11% dos eleitores. E em Itapetininga, são cerca de 7 mil eleitores com idade entre 70 e 79 anos, e pouco mais de 1200 acima de 79 anos. As duas faixas representam cerca de 7% do eleitorado.
Os eleitores podem utilizar o aplicativo e-Título, disponível para Android e iOS, que facilita o processo.
Em Itapetininga, a cerimônia de posse dos eleitos, realizada na Câmara Municipal da cidade, teve início por volta das 16 horas e foi aberta ao público. Jeferson Brun, do Republicanos, tomou posse para o segundo mandato dele como prefeito, e Neta Bueno, do mesmo...
Cerimônia realizada no Auditório da Prefeitura de Itu marcou a posse do prefeito Herculano Passos, da vice Juliana Passos e dos 13 vereadores eleitos. À tarde, foi definida a Mesa Diretora da Câmara e as comissões permanentes para 2025.
Prefeito Gustavo Martinelli e vice Ricardo Benassi são empossados em cerimônia no Teatro Polytheama. A nova Mesa Diretora da Câmara, liderada por Edicarlos Vieira, também foi definida.
Cerimônia em Salto marca a posse do prefeito José Geraldo Garcia, do vice-prefeito Fabio Jorge Rodrigues e dos 11 vereadores eleitos para a Legislatura 2025-2028. Clayton Bispo é eleito presidente da Câmara para o biênio 2025-2026.
Receba notícias no seu celular
0 comentários