As regras exigem que a passagem de pedestres, especialmente cadeirantes, não seja prejudicada.
Nesta terça-feira (28), por volta das 18h17, a Defesa Civil do estado enviou um alerta severo de chuva forte e persistente utilizando o novo sistema de emergência Cell Broadcast. A mensagem, que foi exibida diretamente nos celulares dos moradores, alertou sobre o risco de alagamentos e deslizamentos, orientando a população a permanecer em locais seguros. Em apenas uma hora, o volume de chuva acumulado foi de 54 milímetros, causando preocupação em áreas mais vulneráveis.
As regras exigem que a passagem de pedestres, especialmente cadeirantes, não seja prejudicada.
Uma reunião foi realizada para discutir medidas administrativas e colaborar com as investigações.
Cidade registra 24 óbitos pela doença
Um homem fez a esposa e a filha, de 10 anos, reféns em Jundiaí. O GATE foi acionado e, após 35 minutos de negociação, conseguiu libertar as vítimas ilesas. O autor, que tem histórico de violência, foi detido e encaminhado ao Distrito Policial.
Continua após anúncio
Na tarde desta terça-feira (28), a Defesa Civil do estado emitiu um alerta severo de chuva forte e persistente por meio do novo sistema de alertas de emergência Cell Broadcast. A mensagem, enviada às 18h17, foi recebida diretamente nos celulares dos moradores da cidade, sem necessidade de cadastro prévio.
O aviso destacou o risco de alagamentos e deslizamentos, recomendando que os moradores permaneçam em locais seguros e evitem áreas de risco. A preocupação aumentou após o registro de 54 milímetros de chuva em apenas uma hora, o que intensificou a vulnerabilidade de regiões mais propensas a enchentes e deslizamentos.
O Cell Broadcast é uma ferramenta inovadora usado pela Defesa Civil que permite o envio de mensagens de alerta a todos os celulares conectados a antenas de telefonia em áreas específicas. Os avisos são exibidos de forma sobreposta na tela do aparelho, acompanhados de um sinal sonoro, mesmo se o celular estiver no modo silencioso.
Esse sistema complementa os alertas enviados por SMS e WhatsApp, permitindo que moradores em áreas de risco recebam informações rápidas e precisas sobre desastres iminentes, como enchentes, vendavais e deslizamentos de terra.
São Paulo foi um dos primeiros estados a testar a tecnologia, com demonstrações realizadas em São Sebastião e outros municípios. O objetivo é garantir que todos os estados brasileiros estejam equipados com a ferramenta até o final de 2025.
A Defesa Civil reforça a importância de seguir as orientações dos alertas emitidos e solicita que qualquer situação de risco seja informada imediatamente pelos canais oficiais de emergência. Em caso de dúvidas ou emergências, a população pode entrar em contato pelos telefones 199 (Defesa Civil) ou 193 (Corpo de Bombeiros).
As regras exigem que a passagem de pedestres, especialmente cadeirantes, não seja prejudicada.
Cidade registra 24 óbitos pela doença
Times estreiam nesta segunda-feira (16) e estão no mesmo grupo do torneio
Alerta foi emitido à GCM por meio de aplicativo
População tem a oportunidade de conhecer pontos turísticos e a história de Sorocaba
Receba notícias no seu celular
0 comentários