Decisão da Justiça pode impedir táxis compartilhados

Itapetininga | 0 Comentários

TV Sorocaba

4 de julho de 2022

Compartilhe:

Em Itapetininga, um modelo de táxis rotativos está gerando polêmica e corre o risco de parar. Neste modelo de veículo, os passageiros compartilham um mesmo carro e pagam um valor mais baixo

justica-taxi-compartilhado-tv-sorocaba

justica-taxi-compartilhado-tv-sorocaba

Notícias Recentes

Hospital de Sorocaba inaugura polo de ensino na área de saúde

Hospital de Sorocaba inaugura polo de ensino na área de saúde

O prédio que abriga o instituto de ensino e a nova unidade de negócios da faculdade conta com cerca de 472 metros quadrados, distribuídos em área de convivência, biblioteca virtual, sala dos professores, salas de simulação, além de quatro salas de aula que podem ser transformadas em auditório.

Continua após anúncio

Em Itapetininga, um modelo de táxis rotativos está gerando polêmica e corre o risco de parar. Neste modelo de veículo, os passageiros compartilham um mesmo carro e pagam um valor mais baixo. Uma lei municipal de 2010 regulamenta o serviço com pontos fixos para os rotativos. Os motoristas precisam apresentar uma documentação para ter a permissão da Prefeitura.

No ano de 2015, o Ministério Público recebeu uma representação da empresa de ônibus que prestava serviço em Itapetininga. Depois disso foi aberto um inquérito para apurar o caso. Em seguida, o MP solicitou à Justiça a abertura de uma ação alegando que os taxis compartilhados seriam um modelo de transporte coletivo clandestino, numa concorrência desleal com as empresas de ônibus, o que teria criado um mercado paralelo sem licitação para transporte de pessoas.

Uma decisão em primeira instância da Justiça aponta que o município deve parar com o sistema e os taxistas devem atuar com o transporte individual e o uso de taxímetros. Prevê ainda multa diária de mil reais pelo descumprimento e de 50 mil reais se a prefeitura renovar, transferir ou conceder novas permissões sem licitação. A decisão ainda não foi publicada no diário oficial, por isso, ainda não está valendo.

O advogado que representa a Associação dos Taxistas de Itapetininga diz que vai recorrer da determinação. O advogado explica que atualmente são mais de 4 mil usuários do sistema e cerca de 160 taxistas neste formato na cidade.

Em nota, a Prefeitura de Itapetininga informou que ainda não foi intimada e quando for, estudará se ingressará ou não com recurso

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Você é daqui, você é da gente

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Q

Receba notícias no seu celular

Entre em contato!