A partir desta sexta-feira (30), aposentados e pensionistas do INSS já podem procurar uma das 4.730 agências dos Correios em todo o Brasil (clique aqui e confira a agência mais próxima de você) para verificar se houve algum desconto associativo não autorizado em seus benefícios. O atendimento é gratuito, presencial e voltado, principalmente, a quem tem dificuldade com internet ou atendimento por telefone.
A ação é uma parceria entre o INSS e os Correios . Para ser atendido, basta apresentar um documento oficial com foto. Caso o beneficiário não possa comparecer, um representante legal pode realizar a consulta com uma procuração autenticada.
Nas agências habilitadas, será possível:
• Consultar se houve descontos não autorizados;
• Solicitar contestação de valores;
• Confirmar autorização de algum desconto;
• Acompanhar o resultado da contestação;
• Receber orientações e protocolos de atendimento.
Quem já fez a consulta por meio do aplicativo Meu INSS, site ou Central 135 não precisa comparecer às agências. Os Correios também planejam levar esse atendimento a regiões mais distantes, com ações itinerantes.
Devolução automática dos valores
Desde o dia 26 de maio, o INSS começou a devolver os valores descontados de forma indevida na folha de abril. O reembolso, que totaliza R$ 292 milhões, será feito automaticamente até 6 de junho. O beneficiário não precisa fazer nada para receber.
Atenção a golpes
O INSS alerta que nenhum funcionário está autorizado a fazer visitas domiciliares. Qualquer atendimento legítimo ocorre somente pelos canais oficiais:
• Meu INSS (aplicativo ou site)
• Central 135
• Agências dos Correios (a partir de 30/5)
Para consultar a agência mais próxima, acesse o site dos Correios ou ligue na Central 135.
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