Rodolfo Quaranta conversou com a cantora em meio a turnê CAJU
Itu comemorou neste domingo (02) 410 anos de emancipação política administrativa...
Rodolfo Quaranta conversou com a cantora em meio a turnê CAJU
Fim de semana tem música para todos os gostos
Algumas barracas apostaram em sabores especiais para surpreender o público.
A Polícia Civil deve dar continuidade às investigações para identificar outros possíveis envolvidos na rede criminosa.
Continua após anúncio
Itu comemorou neste domingo (02) 410 anos de emancipação política administrativa. Para a festa teve inauguração de escola e um bolo gigante com mais de 4 mil pedaços.
História de Itu:
Com a criação de uma capela em louvor a nossa senhora da candelária pelo Bandeirante Domingos Fernandes, a data oficial da fundação de Itu é 02 de fevereiro 1610. Tal capela existiu onde hoje há o marco de fundação da cidade na praça Padre Anchieta (Largo do Bom Jesus).
O nome “Utu-Guaçu”, que futuramente tornou-se Itu, significava “grande queda d’água”. A mesma cachoeira que deu o nome para Itu está no rio Tietê e inspirou também o nome da cidade vizinha, Salto.
A vila de Itu foi, em fevereiro de 1842, elevada à categoria de cidade e, no mesmo ano, participou ativamente da revolução liberal que eclodiu em várias partes do país, organizando uma força de 300 homens, junto à tropa de Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar.
A participação de Itu na política nacional teve também grande destaque na magna convenção do partido republicano em 1873, nela realizada. O desenvolvimento econômico deu-lhe a condição de maior produtora de cana de açúcar durante o período imperial. Também teve destaque no ciclo do café, que foi a atividade base do município até 1935, estimulando a vinda de imigrantes, em especial, italianos.
Em 1869, instalou-se a primeira fábrica de tecidos de algodão, sendo a primeira movida a vapor da província de São Paulo. Mas foi só a partir de 1950, que várias fábricas começaram a se instalar na cidade.
Também nessa época, ocorreu grande migração rural em busca de trabalho. Em 1968, com a conclusão da rodovia Castelo Branco, novas empresas instalaram-se em Itu, principalmente às margens de suas estradas de acesso.
Com um imenso potencial turístico, graças seu inestimável patrimônio histórico, cultural, religioso, ambiental e arquitetônico, Itu também é conhecida como “terra dos exageros”, em razão do saudoso humorista Ituano Francisco Flaviano de Almeida, o Simplício.
Hoje a cidade possui um perfil misto, unindo turismo, comércio, prestação de serviços e indústrias. Sobre este último setor de atividade econômica, o município está implantando atualmente um distrito industrial em área de um milhão de metros quadrados, na região do Pirapitingui.
Tipologia: mista (atividade turística, comercial e industrial)
Gentílico: Ituano
População estimada: 173.939 pessoas (estimativa IBGE 2019)
Dados geográficos
Clima: tropical / bioma: mata atlântica. Relevo: situa-se entre o planalto cristalino e o sedimentar. Possui vestígios de cidade arqueozóica. Relevo de colina suave e nas regiões limítrofes algumas altitudes. Banhada pelo rio Tietê e alguns outros de menor extensão como o Itaim Mirim, Itaim Guaçu e Braiaiá.
Programação de aniversário:
12h – Corte do bolo
Local: Praça Conde de Parnaíba, Centro
12h30 – Entrega da reforma da Emef “Convenção de Itu” rede saber unidade II
Local: Praça Conde de Parnaíba, Centro
14h – Entrega da reforma da Estação elevatória de água bruta Fubaleiro
Local: Avenida das Monções, s/n °, Rancho Grande
16h – Inauguração do novo prédio da unidade de fisioterapia “kindú” – Reolando de Arruda Carneiro
Local: Rua Floriano Peixoto, 457, Centro
16h30 – Show do grupo fundo de quintal
Local: Praça Padre Miguel (matriz)
17h30 – Entrega da medalha Domingos Fernandes
Local: Sincomércio
Rua Maestro José Vitório, 137, Centro
Formada em Tecnologia da Informação, Giovanna cresceu em meio ao universo do automobilismo, mas sempre teve um olhar voltado para a moda.
Visitantes poderão ter descontos de até 20% nas passagens
Evento realizado há 148 anos foi adaptado à legislação e segue como um dos marcos da Semana Santa na cidade
Colisão envolveu dois carros e uma moto; outras quatro pessoas ficaram feridas.
Festa tem tradição de mais de 140 anos na cidade
Receba notícias no seu celular
0 comentários