Ação em Sorocaba alerta população sobre riscos de queimadas

Meio Ambiente, Queimadas, Sorocaba | 0 Comentários

Jornalismo TV Sorocaba

24 de julho de 2025

Compartilhe:


Defesa Civil e Corpo de Bombeiros realizam campanha educativa em cruzamento movimentado da cidade para prevenir incêndios florestais

Ação em Sorocaba alerta população sobre riscos de queimadas

Notícias Recentes

Continua após anúncio


A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros realizaram nesta quinta-feira (24) uma ação de conscientização e prevenção às queimadas florestais em Sorocaba. A iniciativa aconteceu no cruzamento da Praça do Bombeiro com a Avenida Dom Aguirre, um dos pontos de grande circulação da cidade.

A atividade foi promovida durante a fase vermelha da Operação SP Sem Fogo, considerada o período mais crítico do ano para a ocorrência de incêndios em áreas de vegetação. Durante a campanha, agentes abordaram motoristas e pedestres com orientações e distribuíram panfletos informativos com dicas para evitar focos de fogo. Entre as principais recomendações estão: não queimar lixo, não jogar bitucas de cigarro nas rodovias e não utilizar fogo na limpeza de terrenos.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), 90% dos incêndios são causados por ações humanas. Para combater esse cenário, a operação estadual tem apostado em tecnologia e fiscalização intensificada. Um levantamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) mostra que o mês de junho registrou o menor número de focos de incêndio dos últimos 26 anos no estado de São Paulo, com uma queda de 89% em relação ao mesmo período de 2024.

Como parte das ações do SP Sem Fogo, o Governo do Estado tem investido no uso de drones, sistemas de alerta georreferenciado e salas de monitoramento em tempo real. Além disso, a legislação ambiental foi atualizada e prevê multas mais severas, que podem chegar a R$ 10 milhões para proprietários rurais que não adotarem medidas preventivas contra queimadas.

Em 2025, até o momento, o estado já contabilizou 30 ocorrências de incêndio florestal, com uma área total atingida de 146 hectares. Os números representam uma redução significativa em comparação aos 96 incêndios registrados no mesmo período de 2024, que afetaram mais de 1.400 hectares.

Por Matheus Dias, TV Sorocaba SBT


Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Você é daqui, você é da gente

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Q

Receba notícias no seu celular