Serão 17 temáticas diferentes, incluindo palestras e teatros
Por trás dos microfones tinha um homem visionário que mudou a comunicação de Sorocaba e região com as rádios e a tv.
salomão pavlovsky
Serão 17 temáticas diferentes, incluindo palestras e teatros
Cerquilho tem um novo milionário!Uma aposta...
Fevereiro foi o mês com mais admitidos em Sorocaba, Jundiaí e Itapetininga
Inscrições vão até o próximo dia 15 e carga horária é de 25 horas semanais
Continua após anúncio
No domingo, 19 de setembro de 2021, fez 24 anos do falecimento do empresário e jornalista Salomão Pavlovsky, fundador das Rádios Vanguarda AM e FM e da TV Sorocaba.
É um momento de saudade, mas também de lembrar do exemplo deixado por “seo” Salomão. Por trás dos microfones tinha um homem visionário que mudou a comunicação de Sorocaba e região com as rádios e a tv, e também tinha um homem de grande coração.
Amigo de todos ajudou muita gente, no dia de sua morte em um programa de rádio ele recebeu várias homenagens, pessoas contando que ele tinha doado cobertores, roupas de frio e etc. Salomão sempre tinha um olhar para ajudar as pessoas.
E “seo” Salomão também ajudou a realizar sonhos de crianças. Ele adorava o circo e fazia questão de apoiar os espetáculos e presentear crianças com ingressos. Aliás, cartinhas de agradecimento, daquela época, foram encontradas no acervo da Rádio Vanguarda.
Uma delas era do garoto Rafael Andrade Paulo, que tinha 8 anos de idade na época. Ele escreveu: …”Se não fosse o senhor eu não iria no circo, porque naquele tempo o meu pai estava sem dinheiro. Eu fui com a minha professora que se chama Heleni, com a filha dela que se chama Julianne e com meus dois amigos. Nós sentamos todos juntos”.
Em outra cartinha Heloisa da Silva Máximiano, 8 anos na época, escreveu: “…Você realizou meu sonho e de outras crianças. Fomos todos ao circo felizes, com um enorme sorriso nos lábios. Salomão, queria muito ser sua amiga. Esta carta eu mando para você com muito carinho do fundo do meu coração.”
Essas e outras cartas foram enviadas por estudantes para Salomão Pavlosky, há quase 30 anos. Salomão possibilitou que várias crianças conhecessem o circo em Sorocaba naquela época, fornecendo os ingressos.
Essas memórias foram encontradas recentemente no acervo da Rádio Vanguarda. No meio desses registros históricos, há até um ofício da então diretora de uma das escolas em 1992, agradecendo o apoio prestado por Salomão aos alunos.
O interesse de Salomão pela arte e cultura era antigo e ele fez grandes amizades, uma delas foi com Marlene Querubim, que conheceu de perto o entusiasmo de Salomão pelo circo.
Atualmente, Marlene é presidente da União Brasileira de Circo Itinerante e diretora artística do Circo Spacial. Ela conheceu o jornalista e empresário na década de 1980, quando veio à Sorocaba. Salomão gostava tanto da magia do circo que chegou até a fazer um pedido inusitado à Marlene: ele queria dormir uma noite no trailer para sentir como era viver a vida dos artistas circenses, e foi atendido.
Outra história interessante é de Francine Maciel que tinha 8 anos quando escreveu a cartinha. Ela cresceu, se tornou comerciante mas ainda é grata por aquela experiência. Ela conta que gostaria a de ter conhecido Salomão e disse que este sentimento ainda permanece mesmo adulta.
A saudade permanece e o carinho também!
Todas as cartinhas encontradas no acervo da Rádio Vanguarda serão entregues ao Centro de Memória do Circo. Esse é um espaço para manter viva a história e tradição dessa arte.
É possível conhecer e visitar: fica no Centro Cultural Olido – térreo e sobreloja. O endereço é Av São João, 473, no centro de São Paulo.
https://youtu.be/iOiwHyK2_F8Serão 17 temáticas diferentes, incluindo palestras e teatros
Fevereiro foi o mês com mais admitidos em Sorocaba, Jundiaí e Itapetininga
Inscrições vão até o próximo dia 15 e carga horária é de 25 horas semanais
Imunizantes como os contra gripe, covid-19, dengue e febre amarela exigem tempo de espera antes da doação
Com passagens pelo Corinthians como jogador e auxiliar técnico, Coelho assume o comando do Bentão para a competição que começa em junho
Receba notícias no seu celular
0 comentários